Histórico
Abril de 1987 - a empresa PDI Engenharia Ltda. é estabelecida pelo Eng.º Civil Sérgio Roberto Beim, através de acordo com a "Pile Dynamics, Inc." (PDI) de Cleveland, Ohio, EUA. A firma começa a atuar usando um equipamento PDA modelo GC trazido pelo Eng.º Sérgio, e efetua ensaios em estacas em obras da SCAC (conjunto de edifícios residenciais, Hospital da Vila Penteado e Petroquímica União em São Paulo, Shopping Center de Recife, e Furnas em Santa Cruz, RJ), bem como no Porto de Paranaguá (cliente Portopar), no Porto de Natal (cliente C.N.Odebrecht), Porto de Aratu (cliente Tecnosolo) e na obra do Sergiporto (cliente Geotécnica-CNO).
Agosto de 1987 - o Eng.º Sérgio sofre um lamentável acidente fatal em Aracaju. A empresa contudo prossegue suas atividades, gerenciada pela esposa Engª Gina K. Beim e pelos irmãos do Eng.º Sérgio, Engenheiros André R. Beim e Jorge W. Beim. Por motivos operacionais, é montada nova empresa sucessora da PDI Engenharia Ltda., com o nome de Provas Dinâmicas e Instrumentação Engenharia Ltda., porém usando e registrando o nome fantasia de PDI Engenharia. O prosseguimento da empresa se deve em grande parte ao apoio da "Pile Dynamics", que envia um engenheiro dos EUA para orientar os novos gerenciadores em suas atividades técnicas, e também ao apoio dos clientes, que continuaram a depositar sua confiança na empresa que se iniciava.
Maio de 1988 - o Eng.º André retorna para suas atividades anteriores, saindo da sociedade, e o Eng.º Jorge assume a parte operacional da empresa, após realização de curso com posterior estágio na matriz da "Pile Dynamics" em Cleveland e na filial em Orlando.
Maio de 1989 - a PDI Engenharia traz para o Brasil o primeiro equipamento para ensaio de integridade PIT, introduzindo assim essa técnica em nosso país.
Início de 1991 - o PDA modelo GC foi convertido para o modelo GCX com memória expandida, dispensando-se assim o uso do gravador analógico de sinais.
Novembro de 1991 - o equipamento para ensaio de integridade de estacas foi vendido para outra empresa no Brasil, e a PDI Engenharia adquire um novo modelo portátil (o "PIT Collector").
Janeiro de 1993 - o PDA modelo GCX é vendido para outra empresa no Brasil, e a PDI Engenharia adquire o novo modelo PAK, dotado originalmente de micro computador 386. Esse equipamento foi sendo continuamente atualizado, passando a um 486 e posteriormente entrando na era "Pentium".
Março de 1993 - é feito um acordo operacional com o Eng.º Sergio Valverde, montando-se assim a filial São Paulo.
Setembro de 1995 - o acordo feito originalmente pelo Eng.º Sérgio Beim com a Pile Dynamics é alterado. A partir daquela data, a PDI Engenharia passa a atuar no Brasil nas mesmas condições que outros usuários dos equipamentos e programas ao redor do mundo. Paralelamente, o Eng.º Jorge foi nomeado representante exclusivo para venda dos equipamentos no Brasil, atuando também em outros países da América do Sul.
Julho de 1996 - a PDI Engenharia adquire mais um PDA modelo PAL, e mais um equipamento PIT Collector. Com isso, a empresa passa a contar com a mesma estrutura no Rio de Janeiro e em São Paulo. Tanto os equipamentos PIT Collector como o PDA modelo PAL vêm sendo constantemente atualizados. O PDA modelo PAL-L foi posteriormente convertido na nova versão PAL-R, com possibilidade de transferência instantânea dos sinais via modem.
Agosto de 2000 - a Eng.ª Gina se retira da sociedade.
Setembro de 2001 - o Eng.º Sergio Valverde passa a fazer parte da sociedade, responsável pela parte técnica, juntamente com o Eng.º Jorge W. Beim.
Agosto de 2003 - o Eng.º Reynaldo Luiz De Rosa passa a fazer parte do quadro da PDI Engenharia.
Outubro de 2003 - a empresa adquire seu terceiro PDA, desta vez um modelo PAL-L.
Atuação da Empresa no Mercado
A relação dos serviços executados, atualizada até 31/12/2003, inclui um total de mais de 16.000 estacas ensaiadas. Esse número impressionante atesta a grande aceitação pelo mercado dos métodos utilizados (alguns - como o PIT - introduzidos no país pela PDI Engenharia), bem como a confiança dos clientes na qualidade e seriedade dos serviços da PDI Engenharia..
O cadastro de clientes com serviços já faturados pela PDI Engenharia inclui mais de 300 nomes. De acordo com a obra, a contratante dos serviços pode ser a empresa construtora, o proprietário da obra, a empresa executora das fundações ou a gerenciadora. Assim, a relação de clientes inclui todas as maiores construtoras do país, porém inclui também construtoras de médio e pequeno porte, ou construtoras de atuação local. Os proprietários de obras que contrataram diretamente a PDI Engenharia vão de grandes empresas petrolíferas e indústrias até pessoas físicas, passando por diversas entidades públicas e privadas. Praticamente todas as grandes empresas de fundações fazem parte da relação de clientes, porém há também empresas de médio e pequeno porte que puderam se beneficiar da segurança adicional trazidas pelos ensaios da PDI Engenharia.
Cabe ressaltar a grande importância que tiveram os consultores e projetistas de fundações na divulgação e aceitação dos ensaios realizados pela PDI Engenharia. Foram eles em muitos casos que tiveram a visão das grandes vantagens advindas da utilização desses métodos, e das reduções de custo que os mesmos traziam em relação a outros processos possíveis de medição e controle da execução das fundações. Isso os motivou a recomendar ou especificar os ensaios em suas obras, o que permitiu o surgimento do mercado atual de ensaios dinâmicos no país.
A empresa tem atuado também no
exterior, em obras como plataformas "offshore" na região do Estreito de
Magalhães, projeto de regulação de nível do
Lago Titicaca, no Peru, planta petroquímica em Bahia Blanca, Argentina,
tanques de petróleo na região amazônica do Equador, e no Porto de Aveiro,
Portugal.
Responsáveis técnicos
O responsável técnico da empresa é o Eng.º Sergio Valverde.
O Eng.º Sergio Valverde graduou-se em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Mauá e fez pós graduação em Engenharia de Solos e Fundações na Universidade de São Paulo (USP). Além de possuir diversos cursos de especialização, foi um dos pioneiros na execução de ensaios dinâmicos com o PDA, desde sua atuação no IPT na década de 1980.
Conclusão - por que preferir a PDI Engenharia?
O surgimento dos ensaios dinâmicos abriu a possibilidade de uma comprovação bem mais simples e barata da qualidade de fundações profundas. Tomada a decisão de realizar o ensaio, o cliente já conta com um razoável número de empresas atuando no mercado brasileiro. Ressaltamos algumas das características que fazem da PDI Engenharia a alternativa correta quanto a ensaios dinâmicos em estacas: