Por que PDI Engenharia ?

Histórico

Atuação da Empresa no Mercado

A relação dos serviços executados, atualizada até 31/12/2003, inclui um total de mais de 16.000 estacas ensaiadas. Esse número impressionante atesta a grande aceitação pelo mercado dos métodos utilizados (alguns - como o PIT - introduzidos no país pela PDI Engenharia), bem como a confiança dos clientes na qualidade e seriedade dos serviços da PDI Engenharia..

O cadastro de clientes com serviços já faturados pela PDI Engenharia inclui mais de 300 nomes. De acordo com a obra, a contratante dos serviços pode ser a empresa construtora, o proprietário da obra, a empresa executora das fundações ou a gerenciadora. Assim, a relação de clientes inclui todas as maiores construtoras do país, porém inclui também construtoras de médio e pequeno porte, ou construtoras de atuação local. Os proprietários de obras que contrataram diretamente a PDI Engenharia vão de grandes empresas petrolíferas e indústrias até pessoas físicas, passando por diversas entidades públicas e privadas. Praticamente todas as grandes empresas de fundações fazem parte da relação de clientes, porém há também empresas de médio e pequeno porte que puderam se beneficiar da segurança adicional trazidas pelos ensaios da PDI Engenharia.

Cabe ressaltar a grande importância que tiveram os consultores e projetistas de fundações na divulgação e aceitação dos ensaios realizados pela PDI Engenharia. Foram eles em muitos casos que tiveram a visão das grandes vantagens advindas da utilização desses métodos, e das reduções de custo que os mesmos traziam em relação a outros processos possíveis de medição e controle da execução das fundações. Isso os motivou a recomendar ou especificar os ensaios em suas obras, o que permitiu o surgimento do mercado atual de ensaios dinâmicos no país.

A empresa tem atuado também no exterior, em obras como plataformas "offshore" na região do Estreito de Magalhães, projeto de regulação de nível do Lago Titicaca, no Peru, planta petroquímica em Bahia Blanca, Argentina, tanques de petróleo na região amazônica do Equador, e no Porto de Aveiro, Portugal.
 

Responsáveis técnicos

O responsável técnico da empresa é o Eng.º Sergio Valverde.

O Eng.º Sergio Valverde graduou-se em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Mauá e fez pós graduação em Engenharia de Solos e Fundações na Universidade de São Paulo (USP). Além de possuir diversos cursos de especialização, foi um dos pioneiros na execução de ensaios dinâmicos com o PDA, desde sua atuação no IPT na década de 1980.

Conclusão - por que preferir a PDI Engenharia?

O surgimento dos ensaios dinâmicos abriu a possibilidade de uma comprovação bem mais simples e barata da qualidade de fundações profundas. Tomada a decisão de realizar o ensaio, o cliente já conta com um razoável número de empresas atuando no mercado brasileiro. Ressaltamos algumas das características que fazem da PDI Engenharia a alternativa correta quanto a ensaios dinâmicos em estacas: