Registrador de Instalação de Estacas PIR-A

Homepage PDI Engenharia Página anterior

Para um Melhor Controle de Qualidade de Estacas Hélice Contínua

Com o aumento das cargas de projeto, atualmente há uma crescente necessidade de se garantir a qualidade de fundações profundas.

No caso de Estacas de Hélice Contínua, existem incertezas quanto à seção transversal do fuste. A qualidade destas estacas depende tremendamente da habilidade do instalador. Se a hélice for removida muito rápido, o volume de concreto é reduzido, podendo resultar numa resistência estrutural insuficiente. Em muitos casos, o projetista tenta contornar estes problemas com a especificação de uma vazão de concreto maior que a necessária, ou altos fatores de segurança. Ambos resultam em um aumento do custo da estaca de hélice contínua. A monitoração precisa e completa da instalação é a melhor maneira de assegurar a uniformidade do fuste. Desse modo o engenheiro pode especificar estacas hélice contínua com maior confiança. Essas estacas se tornam economicamente viáveis, e são aceitas num maior numero de projetos.

O PIR-A é simples de se utilizar. Após fornecer o nome ou número da estaca, o operador da grua aperta um único botão. A operação e coleta de dados são automáticos. O volume de concreto bombeado e o volume mínimo recomendável por incremento de profundidade aparecem na tela simultaneamente. Desta forma o operador pode remover a hélice a uma velocidade que assegura a qualidade enquanto otimiza a eficiência e economia da operação. Se o volume do concreto estiver baixo, é possível corrigir esta situação enquanto o concreto ainda está fluido. As estacas anômalas são praticamente eliminadas. Os resultados do PIR-A podem ser impressos na própria obra ou no escritório, em detalhe ou em forma resumida por estaca.


Características

Opcionais

Resultados

Fácil Operação

Especificacoes Eletrônicas da Unidade Principal


Operação

Obs.: Os exemplos abaixo mostram as telas em inglês e em unidades inglesas. O equipamento funciona também em unidades SI, e poderá ser fornecido com as telas em português.

A tela sensível ao toque exibe vários menus para entrada e inspeção de dados. As diversas funções são acessadas ao tocar-se a área da tela em que o nome da função aparece. O visor muda a cada requisição de uma função.

O operador entra com as informações sobre o projeto, equipe e estaca simplesmente tocando na tela.

A profundidade e velocidade de perfuração são mostradas na tela em números grandes e fáceis de ler.

Durante a fase de concretagem, o volume bombeado por unidade de penetração é plotado na tela, à medida que a hélice e removida. O operador observa a vazão do concreto e remove a hélice de tal maneira que um volume mínimo de concreto por incremento de profundidade seja mantido (linha tracejada).